martes, 19 de febrero de 2013

"Palabras" en portugués


Como se chama a sensação que fica quando você sente que não diz as palavras apropriadas, quando não consegue expressar o que sente? Como se chama o desejo de querer gritar e não saber muito bem o por que? Deve ter um nome.
E quando isso que queima seu peito, não poder ser descrito e você nem tem com quem compartilhar? Como se chama? Seguramente deve haver um nome.

(pega um dicionário)

Ontem pesquisei algumas palavras no dicionário: ansiedade, impotência, tristeza, frustração, desamor, medo, solidão.

(Procura as palavras no dicionário e lê)


O dicionário está escrito em prosa. Algumas palavras deveriam ser explicadas em verso. Assim não seria tão difícil enfrentar significados tão violentos e sem alma. As pulsações do coração não cabem no dicionário.
Eu também destaquei algumas palavras em vermelho: acariciar, acontecimento, alegria, amigo, amor, ajuda.
Mas não li o que significam. Tenho medo de não poder reconhecer um rosto, uns olhos ou pelo menos um nome para cada palavra.
Com isso da informática, talvez pudéssemos, algum dia, fazer nosso próprio dicionário. Ou melhor, criar um dicionário feito com os amigos, os familiares, os conhecidos, um dicionário que nos explicasse. Eu inventaria palavras.

(Busca no dicionário as letras que vai dizendo)

Pra letra C eu inventaria a palavra cidadesapato, pra explicar o que sinto quando a cidade me sufoca. Na letra N ninguémolha.

(Olha)

Essa é uma palavra que eu acho que muita gente conhece seu significado.
Na letra T: todoshumanos. É importante não esquecer. Essa palavra é muito importante. Todoshmanos. Todoshumanos e tudo, o tempo todo. Desde o primeiro respiro de vida até o último.
Eu não sei se as palavras deveriam ser tão importantes. Mas elas são.
Uma palavra me machucou muito, por muito tempo. Foi a palavra adeus e eu vivi essa palavra como uma condenada. Se uma palavra é uma condenação, não adianta nada procurar seu significado no dicionário.
Mas em contraponto temos as palavras abraços, aquelas cheias de significados sempre novos e frescos. As palavras abraço nos fazem viver e nos resgatam de qualquer derrota. No dicionário elas estão misturadas com as palavras faca (sufocantes, cortantes, geladas), mas eu sempre sei distingui-las.
As palavras abraço não são levadas pelo vento.



1 comentario:

Anónimo dijo...

Ηello There. I found уour ωeblog thе use of msn.
That is a really well wгittеn articlе.
I'll make sure to bookmark it and come back to learn extra of your useful information. Thanks for the post. I will certainly return.

Feel free to visit my web blog - payday loans